quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

ABC da coloração: Colorimetria Capilar. - Entenda a numeração e a nomenclatura das tintas.


Olá, linduras! Tudo bem?

No post da vez vou falar um pouco sobre Colorimetria Capilar (wtf, queporraéessa?), pois algumas meninas ficam com aquela cara de interrogação quando alguém indica uma coloração para elas, falando as numerações. Tipo "8.4, 7.44, 5.66". Se você é uma dessas pessoas, fique ligada na explicação breve que eu farei agora.

Os números das tinturas para cabelo não estão lá por acaso, tá? Não é enfeite, amigue, tem significado. Pode parecer um bixo de 7.7 cabeças (ba dum tss!), mas é muito mais fácil do que parece.

Tudo que vem ANTES do ponto equivale à base da coloração a ser aplicada, tudo que vem DEPOIS do ponto equivale ao reflexo da mesma. 

Exemplo:

8.3 => O 8 antes do ponto é o tom da base, no caso louro claro, o 3 depois do ponto equivale ao reflexo, ou seja, a nuance que irá aparecer como um reflexo de cor, geralmente mais aparente na luz do flash e luz solar, 3 é dourado. E a nomenclatura dessa tinta? Louro claro dourado. 

6.0 =>  O 6 é a base e o 0, depois do ponto, indica que essa tinta não tem reflexos, ela é um louro escuro.

77.44 => Nesse caso a cor base e o reflexo estão reforçados, é da classe dos "vermelhos intensos", 7 - louro médio, 4 - cobre. Vou explicar mais ou menos o que seria esse tom: 7 x 2,  4 x 2 = 77.44. Deu para sacar né?

9.43 => Em alguns casos a coloração apresenta mais de um reflexo: o primário e o secundário, isso significa, obviamente que o que prevalece é o primário e o que aparece dependendo das variações de luz é o secundário. 9 - louro claríssimo, 4 - cobre, 3 - dourado.

Em resumo é isso, lembrando sempre que, a cor que o seu cabelo vai ficar depende muito do seu tom base, do volume da água oxigenada que você usa, se ele está virgem, ou tingido, até mesmo da textura dos fios. E é por isso que seu cabelo nunca fica igual o da sua amiga, ou daquela blogueira top, tem todo um conjunto de variáveis que pode deixar mais claro, mais escuro, mais forte, etc.

Abaixo uma ilustração do que eu acabei de explicar, para que vocês possam visualizar melhor:


  

Mas, Gabby, e aqueles volumes da oxigenada hein? Comofas? Também é super simples:

10 volumes - Tecnicamente ela abre um tom do seu cabelo, mas não é muito utilizada para clarear, viu? Essa volumação é melhor para Soap Cap e para banho de brilho, só para fixar a cor.

20 volumes - Abre 2 tons (pera, como assim abre? "abre" é sinônimo de "clareia")

30 volumes - Abre 3 tons

40 volumes - Abre 4 tons (use essa volumação com cautela, ela costuma ressecar bastante o cabelo, recomendo usar apenas quando você quer abrir um pouco mais do que o normal, ou se você vai usar colorações acima da base 10.0)

*Existem alguns volumes como o de 15 e o de 13 que são usados, geralmente, em tonalizantes, são oxigenadas bem mais "diluídas" e menos potentes, que servem apenas para fixação da cor, bem como a de 10 Vl.

Uma coisa que vale ser lembrada também e que é repetida exaustivamente em todo post sobre colorimetria: Tinta não clareia tinta. Não adianta você querer sair do Preto Azulado para um Louro Escuro de uma vez, a tinta não vai clarear seu cabelo e ainda pode deixar bem manchado dependendo do tanto de raiz virgem que você tiver. Tome cuidado com isso ok? O tema do próximo post será com opções para "enruivar" sem ter que passar pelo árduo processo de descoloração, eu só precisava fazer esse antes, para que vocês pudessem entender melhor o próximo.

Gostaram? Espero que sim!

Beijos e até o próximo ABC da Coloração.

Não esqueçam que o blog também tem fã page no face, se gostarem do post, dá um like lá, por favor! ;)

https://www.facebook.com/pages/Geminiana-Confusa/389943597794500





Nenhum comentário:

Postar um comentário