sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

ABC Da Coloração: Meios de clarear, sem descolorir.


Hello, pessoinhas!


Antes de ler esse post, recomendo que dê uma olhadinha  nesse aqui (clique) para entender melhor os processos que irei descrever a seguir.

Muitas pessoas querem tingir o cabelo de uma cor mais clara, mas não o fazem pelo medo dos danos da descoloração. Isso acontece principalmente com os tons de ruivo, vermelho e cores fantasia, que exigem uma base clara para obter o resultado desejado.

Se você é uma dessas pessoas eu digo: tem solução, mas você terá que ter MUITA paciência e fazer as coisas direitinho para não manchar nem estragar o seu cabelo. 

Vamos às opções:


1 - DekapColor (Apenas para cabelos previamente coloridos):



Se é que você nunca ouviu falar nesse santo milagroso eu explico: ele é um removedor de pigmentos artificiais sem amônia, ou seja, serve para tirar a tintura do cabelo e/ou corrigir a cor. NÃO funciona em cabelos virgens, NÃO é descolorante e NÃO deixa o seu cabelo novamente com a cor natural, já que quando você colore utiliza a água oxigenada, que clareia e modifica o tom dos fios.

Bem, feitas essas considerações, vou explicar como isso PODE funcionar para você, digo que pode, porque coloração é uma coisa complexa que depende de uma série de variáveis, desde o volume da ox até a textura dos fios, altura da base etc.

Se você tem o cabelo tingido de preto, o dekap pode ajudar a remover o excesso de pigmentos acumulado, mas não vai clarear o bastante para que você alcance um ruivo claro, por exemplo. Se é vermelho que você quer, ótimo, joga um intensificador de cor com ox 30 ou 40 que já vai ajudar bastante, agora, se é ruivo acobreado a partir do 7.0, esquece, vai ter que abrir pelo menos umas mechinhas para ficar mais claro.

"Aiin, Gabby, mas eu vi uma amiguinha que tingiu o cabelo depois de passar dekap no preto e funcionou." Sua amiguinha provavelmente tem o cabelo naturalmente claro, ou a sua amiguinha provavelmente tinha o cabelo tingido de alguma coloração mais clara antes de usar o preto. Vejam bem, como eu disse, pode dar certo para uma e para outra não, tem variáveis que influenciam no resultado final, então para saber só testando.

Se o seu cabelo está tingido com um tom 4.0/5.0/6.0, pode ser que você consiga um resultado melhor, mas aí terá que associar a outras manobras que vou descrever na próxima alternativa.

2- Misturar tinturas mais claras.

Uma outra opção para abrir o tom é misturar tinturas mais claras na coloração. Você pode, por exemplo, misturar uma tintura 10.0, ou 10.3 com uma 7.44, ou 8.4. Isso funciona melhor com cabelos virgens e com tons acima do 5.0, afinal, tinta não clareia tinta.

O seu cabelo não vai ficar com um ruivo suuper aberto e claro, nem com um tom de vermelho fogo logo de cara. Eu sei que isso é triste e que dá comichões de impaciência, mas é a pura verdade, não vai rolar.

Por outro lado, esse processo é bem menos agressivo e com paciência e perseverança você chega lá.

Usando essa opção, pode ser que você consiga um tom 6.4, ou 7.4, que já é um bom começo. :)

3- Utilizar ox de 40.

Essa alternativa funciona melhor para quem já tem os cabelos vermelhos/ruivos e quer deixar um tom mais claro. Se você tem um 8.4, mas quer um 9.4, pode ser uma boa passar o dekapcolor no cabelinho e aplicar a 9.4 com ox de 40.

Também funciona na técnica de misturar as coloração, a ox de 40 é a que mais clareia, porém é a que mais danifica também. Lembre-se de sempre verificar a saúde dos fios antes de aumentar o volume da oxigenada ok? :)

4 - Soap Cap.


O soap cap é uma 'lavagem da cor', causa danos ao cabelo como qualquer outro processo químico, é claro, mas em uma proporção bem menor do que a descoloração.

Ingredientes:

Shampoo anti resíduos
Pó descolorante
Água Oxigenada (volume fica a seu critério)
Creme hidratante branco da sua escolha

Modo de usar:
Misturar até ficar homogêneo, aplicar nos cabelos, esperar agir (recomendo 30/40 minutos no MÁXIMO), enxaguar em abundância, lave bem com o shampoo depois para tirar todos os resíduos do cabelo.

Para um resultado ainda melhor, faça uma hidratação, ou reconstrução logo depois que lavar com shampoo e depois sele com o condicionador, ou leave in da sua preferência.


Tá vendo? É possível colorir sem ter que sofrer danos e radicalizar, mas como eu disse, e vou repetir: tem que ter paciência. Se você é imediatista, pode ficar decepcionada(o). Lembrando que você deve sempre conferir se os fios estão saudáveis antes de aplicar tintura ou utilizar processos de clareamento e, claro, faça antes o teste de mecha para ver se o bichinho aguenta né?

Em caso de medo tremendo, ou dúvidas além do que eu expliquei aqui é sempre bom procurar um profissional. Só tome cuidado com o profissional também, desconfie de processos milagrosos de clareamento porque pode ser uma bela enganação, viu?

Beijos e até o próximo ABC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário