terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Vocês pensam que sabem o que nós queremos.


Sempre que vejo a sessão de brinquedos divididas em bonequinhas cor-de-rosa e vários outros brinquedos interativos e coloridos feitos supostamente para garotos fico incomodada.

Preste atenção nas coisas que as meninas são ensinadas a gostar desde sempre: princesas, unicórnios, bonequinhas, fogãozinho, forno, vassoura, máquina de lavar, geladeirinha da Barbie... Tudo isso parece extremamente inofensivo se você não repara no quão sexista é dar fogões às garotas como se esse fosse o lugar delas: na cozinha, como uma boa Amélia, cuidando dos filhos, enquanto o papai sai e vai ser o herói provedor, com carrinhos e laptops, guitarras e legos para construir a base da família.

"Ai que patrulha mais chata, Gabby, que mimimi é esse?"

Será mesmo que é mimimi? Brinquedos feitos para meninos são, geralmente, intelectualmente desafiadores, enquanto, para meninas criam bonecas que não fazem nada além de serem bonecas. Hoje em dia elas (as bonecas) estão ficando cada vez mais realistas, cada vez mais se parecem com o bebê que elas DEVEM ter e DEVEM criar.

   Porque menina tem que ser fofa e boa mãe desde sempre.


  Riley, a garotinha que não se conforma com o sexismo.

O jovem provedor, marido da mamãe de bonecas.
Vocês podem imaginar a minha alegria quando a Goldieblox criou um anúncio com uma música super divertida que tem frases como "Vocês gostam de nos comprar brinquedos rosas e todo o resto é para os garotos(...)", "(...)mas nós gostaríamos de usar nossos cérebros!" e "Não subestime as garotas!", sobre uma linha de brinquedos para futuras engenheiras. Além da inovação no vídeo, o logo e as cores da empresa também fogem do padrão rosa e lilás dos brinquedos femininos.

Reparem na carinha de tédio no começo! *-*



Eu sei que tem gente que vai massacrar e vir com aquela história de que todos os brinquedos são unissex, é só você acreditar em igualdade de gênero, blá blá blá blá whiskas sachê, mas admita, seria muito melhor se a gente tivesse uma forcinha da indústria de brinquedos para desconstruir esses esteriótipos, não?

Hulk: esmagando com saia de tule!

Deixem seus filhos brincarem de boneca, afinal, um dia eles podem ser pais, é bom que saibam como segurar um bebê, como cuidar de um, deixem suas filhas serem heróis (sim, heróis, não só heroínas), isso pode fazer um bem danado para a imaginação delas e até mesmo para o desenvolvimento do caráter.

Vocês pensam que sabem o que nós queremos! Na verdade não sabem de nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário